Novo Blog Disponível

Caros visitantes,

terminei minha formação acadêmica e, então, estou com um NOVO BLOG. Por favor, visitem-nos!
Estamos em 3 idiomas (EN, PT e DE)


Abraços,

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dicas para reduzir foliculite/alergia ao se barbear

Voltando ao assunto do meu post anterior, onde foi apenas apresentado o problema, neste mostraremos dicas para reduzi-lo.

Estas dicas não trarão 100% de redução no problema da irritação ao se barbear, mas ajudará a melhorar o problema; se quiser saber melhor sobre a foliculite veja nosso post: "Foliculite/alergia ao se barbear".



Se você não confia em mim, saiba que eu pesquisei muito e tenho propensão a ter espinhas (pele sensível+oleosa, o que agrava a situação), me dê ao menos um pouco de crédito com isso e ao menos experimente algumas das dicas abaixo.

—antes de se barbear:
- Lave seu rosto com água quente para abrir os poros (facilita na hora o cortar dos pêlos) - depois de um banho quente é o ideal -;
- Use os produtos como gel, creme e pomada de barbear em toda a área que for passar a lâmina e deixe 3 minutos antes de começar todo o processo.

—durante:
- Todos nós sabemos o melhor método para deixar a pele lisinha mas se em frequência exarcebada (como a cada 24h), passe apenas a lâmina no sentido dos pêlos! Passar também no outro (contra os pêlos) irrita muito;
- Não rasgue sua pele só para aparar os pêlos, as lâminas são super afiadas, basta deslizá-las de leve e precisamente;
- Use produtos como gel de barbear se sua pele for naturalmente oleosa (que reduz o índice de espinhas/cravos), e pomada ou creme se sua pele for naturalmente seca (ajuda a hidratá-la).

—logo após o término:
- Soro fisiológico ajuda a acalmar a pele assim como chá de camomila gelado, você pode abusar deles no região da barba;
- Utilize loções pós barba sempre que a fazê-la.


Porque quem tem a pele oleosa deve usar apenas gel de barbear?
Pois os outros produtos em creme vão obstruir seus poros enquanto você faz a barba e nessa obstrução, as peles oleosas tem uma tendência natural de "contribuir" com essa obstrução. Estas duas propriedades passam a agir juntas aumentando o índice de obstruções com descontrole na ocorrência de produção do sebo natural dos poros envolvidos, ou seja, aumentando o número de cravos e espinhas.
Aparelho de barbear ou barbeador elétrico?
Saiba que o barbeador elétrico arranca os pêlos como uma pinça, lá na raiz, a irritação é gigantesca. Enquanto que o aparelho de barbear apenas corta os pêlos na linha da pele, mas arrasta queratina pra lá e pra cá enquanto desliza. Como o barbeador arranca todo o pêlo, a irritação é muito maior; mas vai de cada caso, quanto à irritação ocasionada em você por ambos. Equilibrar tempo de recuperação da irritação e tempo pra fazer a barba de novo × se barbear todo dia não é muito convidativo, pode deixar muitas marcas na pele.

Dicas finais:
- NUNCA use produtos com álcool na composição, nem durante o barbear nem no cuidado após!
- SEMPRE manter aparelhos de barbear novos com aquela "fitinha calmante" (com aloe vera/etc) inteira e somente usa-los neste estado, faz a diferença!
- Quanto ao número de lâminas do aparelho de barbear; quanto mais, maior a irritação (as de 5 são as piores!). Mas experimente por conta própria, porque "passar 20x uma de 1 lâmina em um mesmo canto" é pior do que "passar 3x uma de 3 lâminas no mesmo local".
- Esfoliação 2 vezes por semanas com um esfoliante daqueles da avon por exemplo, ajuda muito na manutenção da recuperação.

P.S.: Não gosto de fazer propagandas, mas vou indicar um gel pra barbear muito bom, o Gillette Prestobarba em gel:
 super concentrado (rende mesmo!), eu uso e minha pele não fica vermelha enquanto faço a barba e nem depois

Essas dicas me ajudam bastante, e não custa abusar delas... ^^ De qualquer jeito, se nada funciona em você, que tal procurar um dermatologista? Ou aderir à depilação a cera na barba?

5 comentários:

  1. há muito tempo estou tentando acabar com as irritações da péle vou tentar fazer esses procedimentos para ver se resolve

    ResponderExcluir
  2. Eu faço depilação de cera , Mais tem vez que volto a fazer com presto barba e torna a volta a irritações porem torno a depilar e minha pele fica manchada tem algo que poso usar pra nao ficar manchado apos depilar com cera ?

    ResponderExcluir
  3. quando me barbeio a pele fica irritada e logo após alguns minutos começa a aparecer a pele descascando, isso é realmente constrangedor quando se precisa ir ao trabalho ou reuniãod e amigos onde todos notam.

    ResponderExcluir
  4. minha dica tbm sofro com isso, alem de fazer barba enquanto toma banho quente, depois que fizer passe pomada chamada Bepantol é o mesmo bepantol q passa em Bebê, ela hidrata pele, sempre depois de barbear passe, depois de um tempo tire a pomada.

    ResponderExcluir