Novo Blog Disponível

Caros visitantes,

terminei minha formação acadêmica e, então, estou com um NOVO BLOG. Por favor, visitem-nos!
Estamos em 3 idiomas (EN, PT e DE)


Abraços,

domingo, 30 de janeiro de 2011

Foliculite/Alergia ao se barbear

Se barbear é uma tarefa complicada para quem tem problemas de irritação ao fazê-la, você fica preso à duas opções, se livrar dela lidando com as consequências ou mantê-la média/grande apenas aparando com tesoura.



Essa irritação comum à muitos homens chama-se foliculite e acontece com a obstrução do poro em que o pêlo se encontra e/ou a propagação de bactérias na região. Mais detalhadamente; cada pêlo da barba está associado a um poro e ao mesmo tempo à uma glândula sebácea, constituindo, todo um sistema que recebe o nome de folículo pilossebáceo.

Qualquer inflamação nesse causa a foliculite, dentre os problemas causadores mais comuns está a agressão mecânica da região justamente ao se barbear; enquanto você arrasta a lâmina de um lado para outro na pele, arrasta também queratina, obstruindo parte dos folículos pilossebáceos onde os pêlos foram cortados abaixo da linha da pele, provocando possivelmente o encravamento dos pêlos que não conseguiram sair por estes "tampões de queratina".

Quanto à sensibilidade em adquirir foliculite de infecções por vírus, bactérias e fungos, só acontece pela má ou nenhuma produção do manto hidrolipídico -  "antibiótico ácido natural com pH aproximadamente de 5" - esta falha na proteção normal das células da epiderme é ocasionada por estresse, falta de higiene e por alguma disfunção hormonal.



Daquela explicação retiramos que 2 dos 3 infelizes fatores já são responsáveis pela grande ocorrência normal na gente, adolescentes.

Não desanimem, existem formas de reduzir boa parte da irritação, mas isto fica para meu próximo post: "Dicas para reduzir foliculite/alergia ao se barbear".

Nenhum comentário:

Postar um comentário