Novo Blog Disponível

Caros visitantes,

terminei minha formação acadêmica e, então, estou com um NOVO BLOG. Por favor, visitem-nos!
Estamos em 3 idiomas (EN, PT e DE)


Abraços,

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entenda a chapinha!

Eu abuso da chapinha, meu cabelo é meio cacheado, só que como é mais liso do que ondulado, acaba crespo quando seca... =/ E eu queria deixar o meu crescer... não acho bonito meu cabelo assim ao natural... Mas, parando com a ego descrição, esse post sintetiza um pouco melhor para você, de forma básica, o que é a chapinha e algumas coisas sobre ela. :D



Hot!!!
Você sabia que engoma melhor o cabelo do que as suas roupas? Isso mesmo, a temperatura máxima dos ferros de passar roupas, determinada pelo INMETRO, é de 200ºC, enquanto as pranchas modeladoras mais novas chegam a acima de 210ºC! É por isso que, como não é novidade nenhuma, você deve limitar o uso dessas pranchas modeladoras no seu cabelo ao mínimo possível.



Dossiê simples...
Não é para te assustar não, mas a chapinha basicamente é um ferro de passar mais compacto e moderno e, claro, com tecnologias bem melhores para evitar ao máximo dano ao seu cabelo (que depende também, do uso). Sabem, a própria Beyoncé admitiu que já alisou o cabelo dela com ferro de passar... (fonte) Não façam isso!! ESTRAGA, ou melhor, DETONA o cabelo! lol
O efeito modelador é conseguido através do "sanduíche" que é feito com os seus fios, sendo as chapas de cerâmica ou porcelana as fatias de pão. Diversos efeitos são conseguidos através dos mais variados métodos. (assunto para outro post) Contudo, felizmente o avanço da tecnologia das chapinhas vai levando-as a além do alisar.


Tecnologias à parte...
Felizmente o avanço da tecnologia das chapinhas vai levando-as a além do alisar, trazendo recursos que procuram, com dedicação, a reduzir o dano proporcionado pelas mesmas ao mesmo passo que buscam também dar brilho e saúde aos nossos cabelos!
(Detalhes sobre tipos de chapinha ficam para um outro post! :*)


Recomendações indispensáveis:
- Cuidado para não se queimar! (rs);
- Use chapinha com intervalo mínimo de 3 dias entre uma vez e a próxima, tentando passar o menor tempo possível em cada sessão;
- Hidrate o cabelo quando lava-lo e for passar chapinha depois;
- O seu cabelo tem que estar SEMPRE completamente SECO antes do processo (para evitar o cozimento dos fios);
- Recorra, antes de todas as vezes, ao uso de produtos termo ativos (ex: leave-in) que são ativados com o calor para reduzirem o dano aos fios durante a submissão ao calor.
- É ideal fazer cauterizações mensais para repor a "massa" capilar (queratina e vitaminas) perdida, recuperando-a relativamente.
[para + detalhes veja o post: Manutenção no uso da chapinha]


Finalizando...
Então... Cuidem muito bem do seu cabelo, ele é parte integrante e fundamental do seu charme. :D Se for optar por usar chapinha diariamente, procure pesquisar um pouco outros métodos, pode ser que no seu caso, uma química seja melhor que repetição exacerbada desse processo físico.

2 comentários:

  1. Usar um creme defrizante ajuda(e muito) a manter o cabelo sempre saudável, sedoso e brilhante! Aplicar após o banho com os cabelos ainda úmidos, secar com o secador e em seguida utilizar chapinha. Fica maravilhoso! Dica de expert:
    Creme defrizante RAVOR da NAZCA, aproximadamente R$ 10,00 encontrado nas farmácias e supermercados de grande porte.
    abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. @Natália
    Com certeza! Já estava pensando em adicionar às dicas de manutenção da chapinha! E vou mesmo... :*

    ResponderExcluir